quinta-feira , março 21 2019
Rapidinhas
Home / Dicas / Dicas para iniciantes em rapel.

Dicas para iniciantes em rapel.

1º Como toda atividade física, quando praticado de maneira imprudente, representa perigo a seus praticantes. Um instrutor capacitado que conheça o local, com o auxílio de bons equipamentos diminui muito o risco de qualquer acidente.

2º  Antes de sair para a prática do rapel, confira um a um todo o equipamento. Certificando-se de que está em excelentes condições de uso. A prática do rapel não permite dúvidas quanto aos equipamentos de segurança.

3º  Dê preferência aos equipamentos que tenham os selos do UIAA e CE, bem como os que tenham a sua capacidade de peso suportada gravada no próprio aparelho. Estes dois selos garantem que todos são testados e aprovados.

4º É desaconselhada à prática do rapel sem instrutor  especializado. Nunca pratique este esporte sozinho e, sempre que possível, informe outras pessoas sobre o local onde você estará praticando e dados de contato dos demais membros do grupo.

5º  É recomendado o uso de roupas resistentes e confortáveis, como moletons, camisetas e tênis, observando sempre as condições meteorológicas.

6º Observar as condições físicas do local antes de iniciar a prática e ter muito cuidado com pedras e blocos que poderão se soltar.

7º Ter consciência dos riscos envolvidos na prática e de suas condições físicas, favoráveis ou desfavoráveis à prática.

8º Planejar antecipadamente qualquer descida, revendo todo o equipamento, seus nós e amarrações, respeitando sempre o seu limite e o limite dos outros que estarão lhe auxiliando em terra.

9º Levar apenas o necessário como repelente, tênis, água, alimentos leves, máquina fotográfica, roupas de banho e toalha.

10º Equipamentos fixos são duvidosos, faça sempre um backup.

11º Jamais se exponha perto da beiradas de precipícios ou cachoeiras sem estar devidamente ancorado.

12º Dê sempre um nó na(s) ponta(s) da corda(s) quando for rapelar e não confie em marcas de meio, feitas de fita adesiva.

13º Fitas e cordins abandonados por outros praticantes podem estar lá há muito tempo e impróprios para uso.

14º Quando estiver como suporte, dando segurança a alguém que esteja praticando o rapel, preferencialmente se amarre de forma não haver o risco da corda chegar ao fim, passar pela sua mão e seu equipamento de freio derrubar a pessoa que estiver descendo.

15º  Leia todos os avisos de atenção presentes no local da prática – eles podem salvar sua vida.

16º Respeite a natureza e o meio ambiente que estão lhe proporcionando esta atividade prazerosa.

Este esporte só deverá ser realizado juntamente com um profissional da área, que irá auxiliar-lo e orientar-lo sobre os cuidados a serem observados nesta prática.

mais dicas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *